terça-feira, 26 de novembro de 2013

Turquia - Entre dois Continentes

A Turquia é um país enorme, com grande história territorial e cultural, com alguns traços em comum com o Brasil - a alta dívida externa, a posição de emergente, várias grandes empresas, um povo que vem melhorando suas condições de vida e um Presidente carismático, mas polêmico, Recep Tayip Erdogan. Vamos a mais algumas curiosidades sobre este país, mencionado em post sobre a Armênia e, também, cada vez mais conhecido dos brasileiros:



- A Turquia é, ao lado de Rússia e Egito, um dos três países a fazer parte de dois continentes política e geograficamente. A maioria (mais de 90%) do território está localizada na Ásia Menor e no Oriente Médio, mas há também uma parte europeia, que inclui parte de Istambul, a Trácia.

- Por falar em Ásia Menor (ou Anatólia), essa península tem muita história. Além dos turcos (os atuais habitantes, descendentes dos otomoanos), gregos, celtas, persas, macedônios, romanos, bizantinos e turcos seljúcidas dominaram a região.

- A cidade-estado de Troia, que muitos acreditavam ser mítica, foi localizada no noroeste da Anatólia. Não localizaram, porém, os cadáveres de Heitor, Ajax e Aquiles. Abaixo foto das ruínas.



- Os turcos vêm originalmente da Ásia Central e foram apenas alguns (sim, existem várias denominações de povos túrquicos) dos que chegaram à Europa Oriental e Oriente Médio entre o primeiro e o segundo milênio depois de Cristo. Também são túrquicos os búlgaros, apesar de usarem idioma eslavo, os albaneses, os azeris, os casaques, os usbeques e os tadjiques.

- O nome Turquia derivou de Türk que, nas antigas línguas turcomanas, significava "ser humano" ou "forte". Outra versão alega que Turquia originou de turquesa, pedra preciosa comum no país. Curiosamente, em inglês o nome do país, Turkey, também quer dizer peru.

- A cultura do país hoje deve muito a Mustafa Kemal, o Atatürk, que transformou o país em uma República entre a segunda e a terceira décadas do século XX. Ele decidiu pela adoção do alfabeto romano, com algumas modificações (anteriormente era usado o alfabeto árabe), pela laicidade do Estado e promoveu indumentária ocidental, deixando os famosos fez, chapéus turcos tradicionais em forma de pequenos baldes, de lado.  Também tem grande responsabilidade pela razoável liberdade de que gozam as mulheres turcas, quando comparadas a companheiras de outros países islâmicos.





- O Império Otomano, que deu origem à atual República Turca, englobava partes da Europa (Balcãs e Cáucaso), Norte da África e Oriente Médio. Foi durante os séculos XVI e XVII um dos mais poderosos impérios do mundo. Durou até o século XX, sendo chamado, em seus últimos anos, de grande doente da Europa.

- Muita gente acredita que o croissant, aquele pãozinho em forma de meia-lua, foi inventado na França. Errado, foi inventado em Viena, no século XVIII, quando a capital austríaca corria risco de invasão pelos turcos. Sobieski salvou Viena, mas a homenagem dos padeiros locais aos possíveis invasores ganhou admiradores no mundo inteiro.

- Herança dos tempos de Império Otomano, muitos habitantes da Turquia são etnicamente gregos, armênios, búlgaros, sírios, curdos e árabes. Isso faz com que muita gente diferente conviva e se misture no país, que tem uma enorme miscigenação.

- A capital do país, Ancara, é antiga, chamada de Ancira pelos romanos. Ao contrário do que se pode pensar, portanto, não é uma capital erguida do nada e planejada, como Brasília, Washington DC, Abuja (Nigéria), entre outras.

- Um dos maiores pregadores do cristianismo, o apóstolo Paulo, nasceu no Sul da Turquia, mais precisamente na cidade de Tarso. Por isso, ele era chamado de Paulo de Tarso. Detalhe: seu nome original é Saulo, portanto, Saulo de Tarso.

- Outro santo nascido em território turco foi São Nicolau, o padroeiro da Rússia, Noruega e Grécia. Chamado de Nicolau de Mirra, foi ele quem deu origem ao atual mito do Papai Noel. 

- O iogurte é, provavelmente, o produto de origem turca que você mais consumiu durante sua vida.

- Sabe o churrasco grego que você encontra no centro de sua cidade? Pois é, o nome certo seria churrasco turco. Preparar a carne num espeto giratório é um processo chamado por eles de suvlaki ou kebab. Os kebabs ganharam muitos adeptos em muitas cidades europeias, onde começaram a ser vendidos pela enorme colônia turca em países como Alemanha (10 milhões de turcos), França, Bélgica e Holanda. Abaixo, foto de um típico döner kebab, preparado por um imigrante turco em Hamburgo, na Alemanha.



- Curiosamente, quem levou o café e as tulipas para a Europa foram os turcos, não os austríacos (ou franceses) e holandeses, como se pode imaginar.

- Os turcos têm enorme rivalidade com gregos e armênios, dois povos que dominaram e massacraram, especialmente no início do século XX. Em geral, o Império Otomano era bastante tolerante com outras culturas. Uma pena que tenham deixado essa característica de lado em seus últimos anos.

- Os turcos adoram futebol. A seleção, apesar de só ter participado de duas Copas do Mundo, 1954 e 2002, sendo derrotada em ambas pelos times que viriam a ser campeões, é bastante respeitada, tendo feito boa figura recente tanto na Copa do Mundo de 2002, como na Eurocopa de 2008, na qual também alcançou as semifinais.

- A rivalidade entre os dois maiores times de Istambul (e do país) é tanta que o único McDonald's do mundo a não adotar as cores vermelho e amarelo está localizado perto da sede do Fenerbahçe, na parte asiática de Istambul. Com medo de rejeição, os donos trocaram o vermelho pelo azul escuro do Fenerbahçe.



- Caso fosse unicamente europeia, a Turquia teria a segunda maior população e o sexto maior Produto Interno Bruto do continente. Istambul estaria, seguramente, entre as quatro maiores cidades, ao lado de Londres, Paris e Moscou.

No próximo post, curiosidades sobre Istambul, cidade com mais história que muito país e algumas dicas de turismo no país. Para a despedida, aquela que é provavelmente a música turca mais famosa no mundo inteiro, além do hino nacional.








4 comentários:

Unknown disse...

PH, conforme conversamos, o McDonald´s da Turquia não é único que modificou suas cores.
Em 2007 estive em Quebec, no Canadá, e o Mc Donald´s de Quebec City era verde.
Ouvi papos de que seria algo relacionado ao separatismo daquela região ao restante do Canadá e a cor vermelha representar o país.
Segue link para o o googlemaps que comprova.
Abraços

PH Gryschek disse...

Show, Rufca. Não sabia, Obrigado!

Anônimo disse...

Pensei que a música fosse do Khaled!! :)

PH Gryschek disse...

Paty, acho que o Khaled é argelino e canta em árabe. Mas os lançamentos foram na mesma época, confunde mesmo.