segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Istambul - Constantinopla - Bizâncio

Como eu já antecipei no post sobre a Turquia, este aqui será sobre sua maior e mais conhecida cidade, Istambul. Trata-se também do maior destino turístico do país, contando, inclusive, com o maior aeroporto do país e sendo ligada a quase todos os pontos do território turco com grande regularidade. Pois bem, vamos aos fatos:

- Istambul é uma das maiores conurbações tanto da Europa, quanto da Ásia, com 13 milhões de pessoas. Isso é mais do que 122 países do planeta.

- É a única cidade a estar geograficamente na Europa e na Ásia.As duas partes são separadas pelo Estreito de Bósforo, que liga o Mar Mediterrânero ao Mar Negro. Esse curso de água também é conhecido como o Chifre de Ouro.


- Ficou famosa como Constantinopla, com o nome dado em homenagem ao Imperador romano Constantino, que escolheu a localização devido às sete colinas presentes no limite da cidade, o que justificaria seu apelido de "segunda Roma". No entanto, já havia uma cidade lá, Bizâncio, de origem grega. Abaixo foto de uma parte de Bizâncio, hoje localizada dentro do palácio Topkapi.






- Como Constantinopla, sua segunda "encarnação", foi capital do Império Romano do Oriente por mais de mil anos. Após sua conquista pelos turcos-otomanos, em 1453, ainda foi capital do Império Turco-Otomano por mais de quatrocentos anos, até a Primeira Guerra Mundial. Abaixo, mapa medieval da localidade.




- Serviu de inspiração para diversos escritores, desde os locais, como Orhan Pahmuk, até estrangeiros como Ernest Hemingway e Agatha Christie, que escreveu sua obra prima Assassinato no Expresso do Oriente em um hotel da cidade.

- Seu metrô é o terceiro mais antigo do mundo. Um trecho foi construido já em 1875, noventa e nove anos antes do de São Paulo, por exemplo.

- Apesar do Bósforo parecer colaborar para um clima mais quente, neva bastante em Istambul durante o inverno.

- A Mesquita Azul é considerada uma das mais belas do mundo, com sua construção tendo sido ordenada pelo Sultão Mehmet para rivalizar com a beleza da Hagia Sofia (ou Santa Sofia), então uma catedral ortodoxa. Abaixo, a bela mesquita:





- Falando em Hagia Sofia, provavelmente a construção mais famosa da cidade, ela já serviu como igreja, catedral, mesquita e hoje é um museu, dos mais visitados da Turquia. Fica fácil entender por quê a construção é tão famosa vendo a imagem abaixo:






- O Grande Bazar ainda é um ponto de encontro importante para a cidade. Lá pode-se comprar de tudo, petiscar, tomar chá ou raki (uma bebida que lembra o ouzo grego e o arak libanês, anisada). Ainda é o maior bazar fechado do mundo e cenário de vários filmes, inclusive Skyfall, de 2012.

- O "Dia da Criança" na Turquia é feriado por direito próprio, no dia 23 de abril. É o único país que tem um feriado para homenagear as crianças.

- O chá, bebida nacional dos turcos, foi introduzido recentemente. Antes as pessoas tomavam o café turco, popularmente conhecido por muitos brasileiros como chafé, por ser muito diluído.

- Ao contrário do que se imagina, a culinária turca não se resume a kebabs e comidas parecidas com a árabe. Um passeio pela cidade tira essa ideia errônea da cabeça de todos. Há muita riqueza na culinária turca, reflexo de sua cultura multiétnica e milenar.

- Como é de conhecimento do raro leitor, o blogueiro adora futebol. Istambul é a capital turca do esporte e, além de contar com os três maiores clubes do país (Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas), abriga um dos maiores estádios da Europa, no qual o Liverpool ganhou a lendária final da Liga dos Campeões de 2005 em cima do Milan.





- Por fim, um vídeo sobre o futebol turco, no qual podemos ver diversas imagens da bela Istambul.








Nenhum comentário: