quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Montenegro - A Jóia dos Balcãs: Esportes e Curiosidades

Nesta semana, pretendo falar sobre um pequeno e novo país europeu, Montenegro. Ao lado de Sérvia, Bósnia Herzegovina, Eslovênia, Croácia e Macedônia, o país era um dos componentes da antiga Iugoslávia. Posteriormente, formou uma Iugoslávia menor e a República de Sérvia e Montenegro com seus vizinhos sérvios. O país, aliás, tem fortes laços com a Sérvia, com quem compartilha tradição cultural milenar. Mas analisemos melhor este pequeno e belo país.




Os brasileiros passaram a conhecer mais sobre Montenegro depois de um acontecimento curioso na Copa do Mundo de 2006: apesar de já separados, Sérvia e Montenegro disputaram a competição como apenas um país. Apenas dois jogadores da equipe eram montenegrinos, o goleiro Jevric e o atacante Vucinic, esse último famoso por ter jogado na Roma e estar atualmente na Juventus de Turim, ambos grandes times italianos.

Na década de 90 aliás, vários craques jogando por grandes equipes e pela boa seleção iugoslava eram da pequena nação de menos de um milhão de habitantes, com destaque para o meio-campista Dejan Savicevic e o atacante Predrag Mijatovic, campeões da Liga dos Campeões da UEFA, marcando gols na final, respectivamente por Milan e Real Madrid.

O futebol disputa com o polo aquático a preferência da população. Se no futebol a seleção, apesar de ter feito boa figura em grupo difícil das eliminatórias, não repete as grandes atuações iugoslavas, no polo aquático o país já obteve excelentes resultados, como o título europeu (conquistado contra a Sérvia) de 2008.

Quem lê o nome do país em inglês ou qualquer língua da Europa Ocidental pode se surpreender de sempre encontrar "Montenegro". O nome foi dado pelos venezianos, no final da Idade Média e acabou "pegando" em outros idiomas. O nome do país em seu vernáculo local "Crna Gora" quer dizer, literalmente, montanha negra. Outra curiosidade é que o país, antes da separação da Sérvia, adotava o marco alemão como moeda. Hoje, adota o euro, apesar de ainda não fazer parte da União Europeia.

Outros leitores podem lembrar-se de mais duas referências ao país: no filme Casino Royle, de 2006, James Bond participa de um torneio de pôquer na capital do país, Podgorica. As cenas, entretanto, foram filmadas em Karlovy Vary, na República Tcheca. E, por fim, os amantes da história como eu certamente se recordarão do carinho que o grande Eric Hobsbawm tinha pela "pequena nação montanhosa de monges-guerreiros nos Balcãs". A história deste pequeno país, muito rica e movimentada, será tema da próxima postagem.

Abaixo, foto da capital do país, Podgorica.


Um comentário:

Unknown disse...

Belo texto,muito bom!